quarta-feira, 27 de maio de 2009

Menotti del Picchia


Paulo Menotti del Picchia nasceu em 20 de março de 1892 em São Paulo e faleceu no mesmo lugar onde nascera em 23 de agosto de 1988 com 96 anos de idade e muita sabedoria. Ele foi um poeta, jornalista, escultor, escritor e pintor modernista. Era filho de imigrantes italianos e durante sua carreira também foi advogado, político, agricultor e outros. Estudou em Pouso Alegre, se formando em Ciências e Letras , Minas Gerais, onde editou o jornal Mandu com apenas 13 e 14 anos de idade, e aos dezeseis já havia escrito um romance. Ele também participou da semana da arte moderna em São Paulo, defendeu os ideais do "Grupo da Anta" e foi um dos mentores do movimento do verde-amarelismo.

Com apenas 5 anos de idade, foi viver em Itapira, interior de São Paulo (onde se localiza seu atual museu), foi aluno de Jacomo Stávale (1882-1956), um professor de matemática.Em 1982, foi nomeado Príncipe dos Poetas Brasileiros, um prêmio muito raro.

Quando faleceu, ele foi velado na Academia Paulista de Letras, pois era um membro, e está enterrado no Cemitério de São Paulo. Ele foi o autor de muitas poesias, romances, contos, crônicas, novelas, de livros de literatura infanto-juvenil, peças e ensaios de teatro. A livraria Martins Editora contém 14 volumes do livro: "A longa Vida", que retrata as obras de Menotti Del Picchia. Sua obra maior repercussão foi Juca Mulato(1917), considerado repercusor do Movimento Modernista. Outras obras muito conhecidas:
-Noite
-Moisés
-Céu e Terra
-Outros.
Quer conhecer mais sobre Paulo Menotti del Picchia? Então visite o museu " Casa de Mennotti del Picchia" no Parque Juca Mulato em Itapira.


Texto de autoria de Beatriz 3

John Graz


John Louis Graz (Genebra, Suíça 1891 - São Paulo SP 1980). Pintor, decorador, escultor, artista gráfico. Ingressa no curso de arquitetura, decoração e desenho da Escola de Belas Artes de Genebra em 1908, onde é aluno de Eugene Gilliard (1861-1921), Gabriel Vernet e Daniel Baud-Bovy (1870-1958). É discípulo também de Edouard Ravel de quem aprende uma multiplicidade de técnicas e estilos.

De 1911 a 1913, na Escola de Belas Artes de Munique, estuda decoração, design e publicidade com Carl Moos (1873-1959). Retorna à Escola de Belas Artes de Genebra, onde permanece de 1913 a 1915, período em que passa boa parte do tempo em companhia dos irmãos Regina Gomide (1897-1973) e Antônio Gomide (1895-1967). Viaja a Paris, onde se familiariza com o trabalho de Paul Cézanne (1839-1906) e entra em contato com o cubismo, o fauvismo e o futurismo. Recebe, por duas vezes, a Bolsa Lissignol e parte para estudos na Espanha. De volta à Suíça realiza vários trabalhos como ilustrador.

Em 1920 vem para o Brasil e, nesse mesmo ano, casa-se em São Paulo com Regina Gomide. Por intermédio de Oswald de Andrade (1890-1954) o casal passa a fazer parte da vida intelectual da cidade. Graz participa da Semana de Arte Moderna de 1922, expondo sete obras.
No mesmo ano tem um de seus trabalhos publicados na revista Klaxon, 7ª edição. Em 1923, trabalha com o arquiteto Gregori Warchavchik (1896-1972). Projeta e executa a decoração de residências paulistanas, desenhando móveis, luminárias, afrescos, vitrais, maçanetas, banheiros e jardins. Torna-se sócio-fundador da Sociedade Pró-Arte Moderna, SPAM, em 1932. Ainda nos anos de 1930 produz inúmeras capas da revista Ilustração Artística do Brasil e forma o Grupo Sete com Regina Graz, Antônio Gomide, Elisabeth Nobling (1902-1975), Rino Levi, Victor Brecheret (1894-1955) e Yolanda Mohalyi (1909-1978).
Texto de autoria de Bruna 5 e Clara 8

Ernani Braga


Ernani Paiva Ferreira Braga (RJ 10-01-1888- SP 20-09-1948) foi um compositor do início do século passado. Harmonizou cantigas interessantes, fundou o Conservatório de Recife e a Orquestra Sinfônica de Pernambuco. Foi professor do Maestro Camargo Guarnieri, era filho de portugueses e durante muitos anos estudou piano, e assim foi recompensado com uma bolsa de estudos na França onde conheceu sua esposa Eponina D'Atri.



Ele deixou um grande marco na música em Pernambuco e também participou da semana da arte moderna em 11 de fevereiro de 1922, em São Paulo junto com Villa Lobos e outros. Ernani Braga era intréprete de Villa Lobos.

Ernani foi um escrtor e poeta, fez muitos livros entre eles:

"Rosa Flor'', "Vi e Ouvi por Aí", "Tango Brasileiro", 'Seu Tonho", "Báratro", Uma centena de pensamentos" e "Prenda Minha", entre outras.


Ernani Braga à esquerda.


Texto de autoria de Natalie Sampaio 21.


terça-feira, 26 de maio de 2009

Histórico


O termino da semana da arte moderna no Brasil, foi o início da primeira fase modernista, que ocorreu e 1922 a 1930. O Brasil estava em crise, em questão da queda da bolsa de valores de Nova Iorque. Essa fase do modernismo foi a mais radical.

A segunda fase do Modernismo no Brasil ocorreu de 1930 a 1945. O Brasil estava vivendo em depressão economica, isso ocorreu em questão das guerras-mundiais de 1919 a 1939. Essa fase do modernismo também reflete as transformações que nosso país passou.

A terceira e última fase dessse movimento ocorreu entre 1945 e mais ou menos 1960. Considerada por muitos estudiosos o Pós-impresionismo. A prosa dá tendencia à prova urbana, prosa intimista e a prosa regionalista.

Os principais representantes do modernismo são: Anita Malfatti, Lasar Segall, Di Cavalcanti, Tarsila do Amaral, Candido Portinari e Rego Monteiro. As biografias desses artistas seram estudadas com as apresentações de seminário.
Texto de autoria de Bruna 7 e Clara 8.

segunda-feira, 25 de maio de 2009

Definição


O modernismo no Brasil é uma "corrente artítica", que surgiu em 11 de fevreiro de 1922, com a abertura da semana da arte moderna(de 11 de fevereiro à 18 de fevereiro), em São Paulo no Teatro Municipal.
Esse grande ocorrido causou conceitos artíticos e idéias exóticas. Ele é um "fenômeno" paulista e urbano, no qual fora um grande marco que associa a crescimento de São Paulo (associado a industrialização e migração).

Características do Modernismo:
-apresentação do moderno;
-representação das origens e esposição do índio brasileiro;
-representação da língua portuguesa "das ruas";
-tentativa de apresentar a história e a literatura brasileira.

Texto de autoria de Bruna Martines 7

Anita Malfatti


Anita Malfatti (São Paulo, 2 de dezembro de 1889 - São Paulo, 6 de novembro de 1964) era filha de Samuel Malfatti e de Betty Krug, nasceu com atrofia no braço direito, então teve de aprender a ser canhota. Logo pequena teve contato com a arte, pois, sua mãe era professora de pintura. Incentivada pela família foi, em 1910, para a Alemanha, onde frequentou, por três anos, a Academia Real de Berlim. Estudou gravura, desenho e pintura, além de conhecer os principais mestres do expressionismo alemão. De volta ao Brasil, em 1914, realizou sua primeira exposição individual. Foi a seguir para Nova York estudar na Independent School of Art, experiência marcante em sua obra. Teve contato com artistas e intelectuais.
Anita iniciou uma obra de tendência claramente expressionista, longe dos padrões acadêmicos vigentes até então no Brasil. Com bolsa do governo de São Paulo foi para Paris, em 1923, onde conviveu com Brecheret, Di Cavalcanti, além de pintores europeus. Ao retornar, em 1928, organizou várias mostras de arte e deu aulas de pintura. Em 1937 integrou-se à Família Artística Paulista. Foi diretora do Sindicato de Artistas Plásticos.


Texto de autoria da aluna Luisa Fernanda 16

quinta-feira, 7 de maio de 2009

Sustêntabildade e Preservação do meio ambiente

Preservação Da Amazônia


Amazônia, pulmão do mundo,

Até o último segundo,
Nos iremos te salvar,
E o mundo ajudar.

Amazônia, verde profundo,
Grande latifúndio,
Acabando em minutos,
Com suas ávores e frutos.


Amazônia, nosso futuro,
We will save your soul,
Vivendo e aprendendo,
Lutando e protestando!

Música de autoria das alunas: Beatriz 3, Bruna 5, Bruna 7, Clara 8, Luisa 16 e Natalie 21.