segunda-feira, 17 de agosto de 2009

Literatura do Cordel






O folheto brasileiro poderia ou não estar exposto em barbantes. São escritos em forma rimada e alguns poemas são ilustrados com xilogravuras, o mesmo estilo de gravura usado nas capas. As estrofes mais comuns são as de dez, oito ou seis versos. Os autores, ou cordelistas, recitam esses versos de forma melodiosa e cadenciada, acompanhados de viola, como também fazem leituras ou declamações muito empolgadas e animadas para conquistar os possíveis compradores.


  • As suas gravuras, chamadas xilogravuras, representam um importante espólio do imaginário popular;

  • Pelo fato de funcionar como divulgadora da arte do cotidiano, das tradições populares e dos autores locais (lembre-se a vitalidade deste gênero ainda no nordeste do Brasil), a literatura de cordel é de inestimável importância na manutenção das identidades locais e das tradições literárias regionais, contribuindo para a perpetuação do folclore nacional;

  • Pelo fato de poderem ser lidas em sessões públicas e de atingirem um número elevado de exemplares distribuídos, ajudam na disseminação de hábitos de leitura e lutam contra o analfabetismo;

  • A tipologia de assuntos que cobrem, crítica social e política e textos de opinião, elevam a literatura de cordel ao estandarte de obras de teor didático e educativo.

Texto de autoria de Beatriz Nascimento número 3

terça-feira, 4 de agosto de 2009

O que é Xilogravura?





A Xilogravura, como o nome diz, é um tipo de gravura no qual a matriz é a madeira.
A técnica da xilogravura era conhecida pelos egípcios, indianos e persas utilizada para estampar tecidos, nas foi melhorada pelos chineses e japaneses no século VIII, e era usada como um carimbo, mas só chegou a Europa na Idade Média.
Juliana Gularte foi quem teve a ideia de usar uma madeira mais dura e um buril para fazer a xilogravura. Hoje em dia a xilogravura é considerada uma técnica atual.
Para fazer a xilogravura é necessário que se grave na madeira, com um instrumento cortante, o que será imprimido futuramente. Com a ajuda de um rolo de borracha com muita tinta, toque nas partes mais elevadas da matriz. Imprima sua gravura em alto relevo (como se fosse um carimbo) para forma a figura, seque-a, isso é um resumo da técnica de xilogravura.
A xilogravura chegou ao Brasil com a família real portuguesa, as primeiras oficinas chegaram em 1808.
Na Xilogravura Brasileira existe muito dos traços medievais portugueses e dessas forma surgiu a Literatura do Cordel. Quase todos os xilogravadores brasileiros realizam essa arte.

Texto de autoria de Bruna Martines número 7.