quarta-feira, 27 de maio de 2009

Menotti del Picchia


Paulo Menotti del Picchia nasceu em 20 de março de 1892 em São Paulo e faleceu no mesmo lugar onde nascera em 23 de agosto de 1988 com 96 anos de idade e muita sabedoria. Ele foi um poeta, jornalista, escultor, escritor e pintor modernista. Era filho de imigrantes italianos e durante sua carreira também foi advogado, político, agricultor e outros. Estudou em Pouso Alegre, se formando em Ciências e Letras , Minas Gerais, onde editou o jornal Mandu com apenas 13 e 14 anos de idade, e aos dezeseis já havia escrito um romance. Ele também participou da semana da arte moderna em São Paulo, defendeu os ideais do "Grupo da Anta" e foi um dos mentores do movimento do verde-amarelismo.

Com apenas 5 anos de idade, foi viver em Itapira, interior de São Paulo (onde se localiza seu atual museu), foi aluno de Jacomo Stávale (1882-1956), um professor de matemática.Em 1982, foi nomeado Príncipe dos Poetas Brasileiros, um prêmio muito raro.

Quando faleceu, ele foi velado na Academia Paulista de Letras, pois era um membro, e está enterrado no Cemitério de São Paulo. Ele foi o autor de muitas poesias, romances, contos, crônicas, novelas, de livros de literatura infanto-juvenil, peças e ensaios de teatro. A livraria Martins Editora contém 14 volumes do livro: "A longa Vida", que retrata as obras de Menotti Del Picchia. Sua obra maior repercussão foi Juca Mulato(1917), considerado repercusor do Movimento Modernista. Outras obras muito conhecidas:
-Noite
-Moisés
-Céu e Terra
-Outros.
Quer conhecer mais sobre Paulo Menotti del Picchia? Então visite o museu " Casa de Mennotti del Picchia" no Parque Juca Mulato em Itapira.


Texto de autoria de Beatriz 3

Nenhum comentário:

Postar um comentário