quarta-feira, 9 de setembro de 2009

Francisco Maringelli


Nasceu em São Paulo, SP em 1959.É gravador, xilógrafo e professor, frequentou curso livre do ateliê de pintura, gravura do Museu Lasar Segall entre 1980 e 1981.
Formou-se pela USP (Escola de Comunicação e Artes) em 1984 e USP (Faculdade de Arquitetura e Urbanismo) em1989. A partir de então passou a ministrar várias oficinas e cursos em instituições como Museu de Gravura de Curitiba, Oficina Cultural Oswald de Andrade em São Paulo, Fundação cultural Cassiano Ricardo, Centro universitário Maria Antonia? USP e em 1994 recebe a importante BOLSA VITAE para desenvolvimento do Projeto Grandes Formatos na Gravura em Relevo.
Segundo Leon Kossovitch e Mayra Laudanna (Itaú Cultural) " Para Farncisco J. Maringelli, a Cidade é o espaço que suas exposições preferem: as madeiras e os sintéticos vão recebendo papel que, impresso, também se expõe em interiores.
Exterior ou interior a exposição lida com gravuras de muitas dimensões. No exterior, distribuem-se volantes gravados que divulgam por escrito, mas também combinando textos e figuras, o que acontece na Cidade."Para L.A. Bagolin (www.maringelli.com.br), o artista preocupa-se com o estudo de representações visuais pessoais que servirão como início de criação de metáforas da condição humana e assim para a reflexão a respeito de seus significados.para isto, Maringelli inspira-se em obras importantes de artistas dos séculos XVII e XVIII, utilizando-se da técnica de "Natureza-morta".
Texto de autoria de Bruna Galfi 5.

Nenhum comentário:

Postar um comentário