quinta-feira, 15 de outubro de 2009

Programação





Exposições e Programação

O cubismo e seus entornos nas Coleções da telefônica

A mostra apresenta 35 trabalhos, dos quais 11 são de autoria do espanhol Juan Gris (1887 — 1927), alem de obras de artistas como o francês André Lhote, do uruguaio Joaquín Torres Garcia, do argentino Emilio Pettoruti e o brasileiro Vicente do Rego Monteiro. Formada por obras pertencentes à Fundação Telefônica da Espanha, a mostra itinerou pelo Chile, Argentina e Peru, e agora chega ao Brasil com uma montagem especial incluindo fotografias do peruano Martín Chambi e do argentino Horacio Coppola, e guaches do chileno Vicente Huidobro.A curadoria é de Eugenio Carmona, responsável pela Coleção Cubismo da Fundação Telefônica Espanha.
De 26 de setembro a 01 de novembro de 2009

Matisse hoje / Aujourd'hui
Pela primeira vez no Brasil, e na América Latina, exposição individual de Henri Matisse (Le Cateau-Cambrésis, França, 1869 – Nice, França, 1954), um dos mais destacados artistas do século XX. A mostra exibe cerca de 80 obras que integram importantes coleções públicas e privadas, da França e do Brasil.Nesta exposição, entrada até 17h!
De 05 de setembro a 02 de novembro de 2009

Biblioteca

Como local educativo e cultural, o museu público de arte tem a responsabilidade de zelar por seu patrimônio e participa-lo à sociedade. O contato com a arte, porém não se faz adequadamente sem um instrumento importante: a informação. Por isso, a Pinacoteca conta com uma biblioteca especializada em Artes Visuais – a Biblioteca Walter Wey, e com um Centro de Documentação e Memória, no qual estão reunidos documentos que traçam a história da Pinacoteca e suas realizações.

Variation/Variação Primeira mostra de Céleste Boursier- Mougenot (Nice, França, 1961)no Brasil.


Um acervo em preto e branco: Fotografias (1947/1980) Exposição com cerca de 80 imagens, preto e branco, de importantes nomes da fotografia: Boris Kossoy, Cláudia Andujar, Carlos Moreira, Cristiano Mascaro, Fernando Lemos, German Lorca e Thomaz Farkas. A mostra é resultado de uma importante doação feita pelos artistas para a Pinacoteca do Estado. De 23 de maio a 18 de outubro de 2009


Cursos

30/11/2009 - Conexões

Estão abertas as incrições para o curso Conexões, destinado aos profissionais de educação em museus.


Restaurante

O café fica dentro da Pinacoteca do Estado e é um ótimo programa para quem aprecia cultura e gastronomia




Depois de curtir uma exposição na Pinacoteca do Estado, uma boa dica é ir passear no Jardim da Luz e beber um expresso no Café da Pinacoteca. Todas as bebidas com café, desde expressos a drinks, utilizam a variação gourmet. O espaço também serve almoço, com massas, carnes, saladas e música ao vivo aos sábados e domingos, a partir das 13h30.


Loja



A loja




Instalada no próprio prédio da Pinacoteca, a lojinha oferece aos visitantes suvenires clássicos com a marca da instituição, como bolsas, camisetas, canetas e até sandálias, e ainda peças relacionadas às exposições em cartaz na casa. Também ganham espaço objetos artesanais de ONGs. A Central Artesol, por exemplo, é uma das que aparecem nas prateleiras e põe à venda peças feitas por comunidades carentes.


Texto de autoria de Beatriz Nascimento 3 e Clara Medeiros 8 e Fotos de Bruna Martines.

Nenhum comentário:

Postar um comentário